Italiano à Portuguesa | Fettucini alla Puttanesca

3.14.2016

Se há local onde gosto de criar alternativas é na cozinha, apesar de estar longe de ser uma profissional nesta área. Não sou de seguir à risca receitas estabelecidas, pois acrescento, altero e acima de tudo torno prático aquilo que por vezes considero mais demoroso e difícil de fazer


Quem me conhece, sabe que as massas sempre foram a minha perdição: para além de gostar de as confeccionar, adoro o sabor e as inúmeras combinações que consigo fazer com as mesmas. E claro: é de massa que é composta esta simples e deliciosa receita que partilho convosco.

Este prato é originalmente feito com esparguete, anchovas e alcaparras, contudo, os dois últimos ingredientes nunca me conquistaram, daí ter dado um toque diferente e original ao prato, optando assim, por uma mais massa mais espessa e saborosa (fettucini), cogumelos e atum. 
  1. Comecei por levar um tacho com água e sal ao lume, deixei ferver e juntei a massa. Mexi e deixei cozer cerca de 13 minutos. Depois, escorri a água em excesso.
  2. Enquanto a massa cozia, descasquei 2 dentes de alho e piquei-os.
  3. Levei ao lume uma frigideira com o azeite, os dentes de alho e pequenos cubos de chouriço. Deixei cozinhar cerca de 2 minutos e acrescentei o tomate pelado picado, atum ligeiramente desfeito, cogumelos, azeitonas, rodelas de alho francês e misturei.
  4. Por fim, coloquei algumas pitadas de queijo ralado e 3 folhinhas de salsa.


Decorei ao meu gosto (afinal os olhos também comem) e digo-vos desde já que estava delicioso. É super fácil de fazer para quem não tem muita experiência na cozinha e sobretudo para quem não tem grande tempo e vive na correria do dia-a-dia.


Em baixo segue-se a lista de ingredientes que utilizei e as quantidades.

Ingredientes para 4 a 5 pessoas:
  • 500g Massa Fettucini 
  • 2 Dentes de Alho
  • Azeite Virgem q.b
  • 100g de Cubos de Chouriço
  • 1 Lata de Tomate Pelado
  • 350g de Posta de Atum em Óleo 
  • 1 Lata de Cogumelos Laminados
  • 75g de Azeitonas Verdes com Pimentos
  • 6 Rodelas de Alho Francês
  • 75g Queijo da Ilha Curado Ralado 
  • Salsa
Digam-me: costumam aventurar-se na cozinha ou nem por isso? Qual o prato que mais gostam de fazer?

8 comentários

  1. Que bom aspecto, acredito que estava delicioso!
    Um beijinho,
    http://secretsofablondie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Tem um ótimo aspecto :) Eu gosto muito de me aventurar na cozinha e gosto de cozinhar algo prático sempre. Massa é uma das minhas paixões.
    Beijinho
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. O prato que mais gosto de fazer é massa também! Sou uma perdida!
    Beijinhos ♥
    Sparkling Bronze

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto omggggg!!!
    Beijinhos,

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Mas que bom aspecto <3

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Se adoro aventurar me na cozinha, mas, como moro com os meus pais às tantas proíbem me de cozinhar pois eu adoro cozinha mas pouco ou nada como xD
    Dá para fazer esta receita com esparguete normal? É que estou cheia de vontade de experimentar para o meu almoço hoje mas não tenho massa fettucini.

    Adorei o teu blog, obrigada pelo teu comentário no meu.

    R: sem dúvida que a pandora é a minha perdição e a minha pulseira da sorte! Simplesmente adoro comprar novas contas cheias de recordações ^^

    Beijinhos Edna
    http://neverforgottenmercury.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro Edna! :) Aliás, esta receita é originalmente feita com esparguete normal :D

      Eliminar
    2. Muito obrigada :) Vou fazer uma variante :)
      Beijinhos Edna
      http://neverforgottenmercury.blogspot.pt/

      Eliminar

INSTAGRAM @catarina.matos.machado

© GLITTER NAS NUVENS. Design by FCD.